domingo, 10 de julho de 2011

O movimento em Santo Ângelo

Notícias da Câmara

05 de Julho de 2011

Movimento dos aprovados do concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Sul solicita o apoio do Legislativo Municipal de Santo Ângelo


Nesta semana, durante o espaço destinado ás entidades, Franciele Carneiro, representante do movimento dos aprovados do concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, fez uma breve explanação sobre a situação atual do setor. O objetivo é que o Governo do Estado aumente o efetivo da polícia civil, nomeando, assim, os aprovados no concurso público referente ao edital de nº 55, realizado no ano passado.

Conforme Franciele, o concurso vigente é destinado a preencher as vagas dos cargos de escrivão e inspetor de polícia do Estado. O número de inscritos no certame chegou a aproximadamente 6.500. De acordo com ela, “entre eliminados e desistentes, atualmente restam 867 candidatos aprovados em ambos os cargos”.

O referido concurso foi aberto com apenas 500 vagas iniciais. Sendo 250 pra cada. O objetivo do movimento é que todos os aprovados do concurso sejam chamados. Com base nas informações divulgadas por representantes da polícia civil, Franciele lembrou que “os principais problemas da polícia são estruturais. De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil, a defasagem é de quase 7 mil homens em todo o Estado”, comentou.

A jovem ressaltou, ainda, as palavras do presidente do Sindicato, Alan Mendonza, o qual afirmou que “a polícia civil tem estrutura de 12.600 cargos, mas atualmente apenas 5.826 são preenchidos. O policial acredita que o Governo do Estado tem condições de recompor o efetivo”, enfatizou Franciele.

“O aumento do efetivo da polícia civil já foi sugerido pelo sindicato às autoridades estaduais, tendo em vista que a instituição conta com o mesmo número de servidores da década 80. Ao longo dos anos a criminalidade aumentou seguindo o ritmo da população” justificou a representante do movimento.

De sua parte, a Casa Legislativa acenou positivamente a reivindicação, e já aprovou em plenário, moção que será encaminhada ao Governo do Estado e aos líderes de bancadas da Assembleia Legislativa. Além disso, os vereadores colocaram-se a disposição para colaborar no que for necessário, buscando, assim, a melhoria dos serviços relacionados a segurança pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário