Escrivão/Inspetor ACADEPOL JÁ

O concurso público para provimento dos cargos de inspetores e escrivães no Rio Grande do Sul não pode esperar até janeiro do próximo ano para iniciar o curso de formação. Este dura em média quatro meses o que levaria a nomeação destes aprovados a ocorrer somente em maio de 2012. Com a Operação Verão em pleno funcionamento seria bastante improvável que este curso comece em janeiro.
Segundo o sindicato UGEIRM, na primeira semana após a recepção da aposentadoria especial pelo governo do estado, há uma média de 30 pedidos de formulário de aposentadorias por dia. O sindicato prevê que nos próximos meses serão no mínimo 500 policiais se aposentado e até abril do próximo ano pelo menos outros 500. Some-se isso as vagas previstas no edital do concurso e teremos um aprofundamento do déficit histórico da polícia judiciária civil no RS.
Como se não bastasse, 31% dos 863 candidatos que estão no certame, também estão aprovados em outros concursos: PC-PR, PC-SC, Secretário de Diligências do MP, Oficial de Justiça, Oficial Escrevente, TJ, TRENSURB e prefeituras diversas. Ora, com uma demora dessa natureza haverá dificuldade mesmo em preencher as vagas que o edital prevê! E logo virão outros concursos que irão defasar ainda mais os quadros da PC-RS.
Desse modo, é muito difícil entender que razões orçamentárias sejam a única justificativa para uma demora tão grande. Não é racional, não é justo e nem econômico desperdiçar esse pessoal que foi aprovado depois de um processo que envolve tantas fases. Não é possível que a administração do estado não perceba isso.
As delegacias do estado agonizam e há sobrecarga de trabalho sobre os agentes policiais em todo o estado. Os inquéritos se acumulam e não são concluídos aumentando ainda mais a sensação de impunidade que já vigora na sociedade. Todas as instâncias da polícia Civil são prejudicadas com essa situação.
Curso de Formação na ACADEPOL já!

Movimento dos Aprovados do Concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Sul