domingo, 10 de julho de 2011

Enquanto isso em Charqueadas!

CHARQUEADAS
Reunião discute a realidade da segurança no município



Rodrigo Ramazzini



Debater sobre a segurança pública de Charqueadas, principalmente as deficiências da estrutura física e de recursos humanos da Polícia Civil do município, bem como encontrar soluções para sanar ou minimizar os problemas. Esse foi o foco de uma reunião de trabalho realizada na quarta-feira, 8, no fórum local. Presidido pelo juiz de Direito da 1ª Vara de Charqueadas, Adriano Parolo, o encontro foi provocado a partir de um ofício enviado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) ao promotor de Justiça, Lúcio Pretto, relatando a realidade das polícias no município para atender às necessidades e anseios da população local. 
Durante toda a manhã, foram expostos os problemas e as carências das polícias Civil e Militar e feito um diagnóstico da criminalidade no município.


Realidade da Delegacia Polícia
A Delegacia de Polícia (DP) de Charqueadas tem mais de 13 mil inquéritos instaurados que precisam ser apurados, entre cartas precatórias, ocorrências de tráfico de drogas, furtos, roubos, entre outros. Em média, a DP registra 350 ocorrências por mês e possui no quadro de servidores quatro policiais que se revezam no plantão, e mais dois na área administrativa e de investigação. 
- Eu preciso de gente! - resumiu o delegado de Polícia de Charqueadas, Pedro Urdangarin, a maior dificuldade para um melhor funcionamento da DP. 
Com a falta de efetivo e sem a possibilidade de realizar revezamentos, segundo o delegado, a DP fica fechada nos horários de almoço e janta, pois os policiais têm direito assegurado por lei de usufruir duas horas a cada refeição do horário do plantão, o que acaba deixando a população sem a assistência da polícia. A falta de pessoal interfere, ainda, nas investigações dos crimes e nos andamentos dos inquéritos policiais.


Complexo Prisional
Abrigando sete casas prisionais, o complexo de Charqueadas também foi alvo das discussões durante a reunião. Com o aumento da criminalidade ao redor dos presídios, mesmo com a presença da Brigada Militar, o capitão Romano, do 28º BPM, deixou o alerta para os presentes no encontro, caso nenhuma atitude seja tomada de forma preventiva. 
- O complexo prisional vai explodir! -, afirmou o capitão.


Primeiros encaminhamentos para solucionar ou minimizar os problemas
- Virão dois policiais civis para a Delegacia, em caráter de reforço e por três meses, nesse mês de junho, e mais quatro servidores no mês de junho, também, por três meses, - informou o delegado Mário Wagner, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), que representou a Chefia de Polícia Civil.
O diretor do DPI comunicou, também, que está em andamento o curso de formação de 500 novos policiais civis na Academia de Polícia e que, encerrado o curso e havendo a possibilidade de nomear os servidores, pois o concurso que escolheu esses policiais é alvo de ação judicial, as delegacias de polícia dos municípios de Charqueadas e Arroio dos Ratos terão prioridade, na região, no recebimento de novos servidores. 
A possibilidade de colocação de novos estagiários na Delegacia de Charqueadas será estudada e uma varredura nos inquéritos abertos deverá ser realizada pelo Judiciário, Promotoria e a Polícia Civil. 
O delegado Regional de Polícia, Carlos Amodeo, reforçou o caráter regional da equipe volante da Polícia Civil e a colocou à disposição da DP de Charqueadas. 
- Eu tentarei marcar uma audiência com o Secretário de Segurança do Estado, – comprometeu-se Lúcio Pretto, promotor de Justiça do município, para mostrar a realidade da segurança de Charqueadas.
Representantes da CDL, Câmara de Vereadores e Executivo municipal colocaram-se à disposição para colaborar para que melhorias sejam feitas na DP. O próximo encontro será na própria Delegacia de Polícia, ainda sem data marcada.


Participantes
Compareceram representantes da Polícia Civil, Brigada Militar, Promotoria de Justiça, Defensoria Pública, Conselho da Comunidade, Câmara de Vereadores, Câmara de Dirigentes Lojistas, Executivo Municipal, empresários, bancários e Judiciário. A ausência sentida na reunião foi de um representante do governo do Estado, especialmente do secretário de Segurança, Airton Michels, que recebeu convite para a discussão. No entanto, por meio de ofício, o secretário justificou a ausência devido a compromissos previamente agendados, e se colocou à disposição para receber uma comitiva do município para uma audiência na sede da Secretaria.


Decisão judicial determina melhorias na DP
Nos últimos dias, o juiz de Direito Adriano Parolo, da Comarca de Charqueadas, julgou procedente o pedido formulado pelo Ministério Público do município contra o Estado do Rio Grande do Sul e condenou o Estado a reestruturar a Delegacia de Polícia de Charqueadas com o envio de novos policiais e a realização de melhorias nas instalações físicas e de aparelhagem. O Estado pode recorrer da decisão ao Tribunal de Justiça.


Como a população pode ajudar a PC
Para auxiliar a desafogar os serviços na Delegacia de Polícia (DP) de Charqueadas, a população pode ajudar utilizando a internet. Pelos sites da Delegacia Online https://www.delegaciaonline.rs.gov.br ou da própria Polícia Civil do Estado http://www.pc.rs.gov.br/ é possível registrar ocorrências policiais de acidentes de trânsito com danos materiais, e perda e/ou furto de documentos e/ou telefone celular, sem precisar deslocar-se até a DP.
O portal dispõe de interação direta com as bases de dados dos sistemas integrados da Polícia e está disponível 24 horas, nos sete dias da semana.


Como fazer o registro?
Para registrar a ocorrência no portal da Delegacia online é necessário que a pessoa acesse o link correspondente ao fato que pretende registrar, clicando em Perda, Furto ou Acidente de Trânsito com danos materiais, conforme o caso, no espaço Registro de Ocorrência da tela principal.





http://www.portaldenoticias.com.br/policia/Reuni%E3o%20discute%20a%20realidade%20da%20seguran%E7a%20no%20munic%EDpio.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário