sexta-feira, 29 de julho de 2011

Delegacia de cidade do Vale do Sinos ficou com apenas um policial durante o feriadão!

Efetivo de Delegacia no feriado: 01

Município possui 50 mil habitantes e 10 agentes da Polícia Civil


Enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) preconiza como ideal a existência de um policial para cada 250 habitantes, a cidade de Parobé, no Vale do Sinos, tem um agente da Polícia Civil para cada 5 mil moradores. Isso representa apenas 5% do estipulado pela ONU.

No dia 31 de dezembro, por ser ponto facultativo no serviço público estadual, apenas um policial estava de plantão na única delegacia de Parobé. No dia 1º de janeiro, como era feriado, também havia apenas um agente. No sábado e domingo, a mesma situação. Somente no final de semana, foram 23 ocorrências, entre elas, a localização do corpo de um homem nas águas do Rio Paranhana por moradores do bairro 15 de Junho.

O homem ainda não foi identificado e a Brigada Militar da cidade não conseguiu informar se ele foi vítima de afogamento ou assassinato.

Mas a investigação feita por dois policiais só começa a partir de amanhã, dois dias depois da morte. Conforme o presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil no Rio Grande do Sul (Servipol), Allan Mendonça, a falta de efetivo resulta na impunidade. "Isso prejudica o serviço essencial da corporação, que é o atendimento ao público, em especial, a investigação. Se ela não é feita da forma ideal, isso resulta, na ponta, em impunidade", analisa.

Em Nova Hartz, por exemplo, a situação é parecida. Com 17 mil habitantes, a população conta com três policiais civis, que trabalham em regime de “sobreaviso”. Isso significa que a delegacia fecha entre 18h e 8h30 do dia seguinte, e o servidor permanece em casa, mas à disposição, caso surjam ocorrências. O sindicalista informa que, na maioria das cidades do interior gaúcho, o problema é o mesmo. "Há
cidades do interior em que a população inteira, 5mil, 6 mil habitantes, é atendida por só um policial, que trabalha 24h e não tira férias", revela. 

O Estado possui cerca de 5 mil policiais civis, e o ideal, conforme o Servipol, seria no mínimo o dobro. Além disso, um levantamento da ONU atualizado em 2008 dá conta que o Rio Grande do Sul possui 53 agentes da Polícia Civil para cada 100 mil habitantes. A reportagem só conseguirá o contraponto com o Departamento de Polícia do Interior (DPI) no final da tarde, já que o responsável, delegado Joel Souza de Oliveira, está participando de uma operação no litoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário