quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Governo propõe 7% em outubro

Governo propõe 7% em outubroe 2011.

O governo apresentou hoje, dia 1º de setembro, proposta de 7% de reajuste linear para os policiais civis a partir de outubro. Um agente policial de primeira classe perceberia cerca de 150 reais brutos. Nova audiência ficou marcada para a próxima terça-feira, dia 6. O Conselho de Representantes da Ugeirm tem reunião amanhã para deliberar sobre calendário de paralisação. 

Conforme o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, o governo aceita revisar fatores de recomposição da matriz salarial, com a participação da categoria, mas não foi apresentado o montante a ser distribuído em março de 2012. O impacto do reajuste linear de 7% é de 30 milhões de reais para a Polícia Civil. 

Pela proposta, os servidores penitenciários teriam o mesmo índice, com impacto de 21 milhões de reais. Além de dirigentes sindicais,  participaram da audiência o secretário de Segurança Pública, Airton Michels, a secretária da Administração e dos Recursos Humanos, Stella Farias, e Flávio Koutzii, da Assessoria Superior.  

O governo diz que o reajuste da segurança pública, este ano, totalizaria índice superior ao do magistério. “Não fiz levantamento, mas eu duvido que tenha havido outro governo que, em oito meses, tenha negociado 11% [somados cerca de 4% da matriz salarial de março deste ano], novas vagas de promoção e encaminhado o problema da aposentadoria”, disse Pestana. 

O presidente da Ugeirm, Isaac Ortiz, disse que “nossa maior preocupação é que o salário inicial na Polícia Civil continua muito baixo”. Ele também cobrou o aproveitamento de todos os aprovados no concurso da instituição. 

O diretor financeiro, Cládio Abel Wohlfahrt, disse que a categoria tem os piores vencimentos do comparativo nacional de salários. “Os policiais acompanham a proposta do Piauí, de mais de 100%, e de São Paulo, de 27%”. 

O vice-presidente, Fábio Castro, informou que a reunião do Conselho de Representantes, amanhã, irá deliberar sobre calendário de paralisação. A categoria vai se reunir na sede do sindicato à tarde. 

No período da manhã, policiais civis e militares têm encontro marcado no portão da Expointer, a partir de 10 horas. São esperados dirigentes sindicais e representantes de classe de outros estados. 

Hoje, em reunião com entidades da Brigada Militar, o governo disse ter um calendário a anunciar, mas que não o fará até que os protestos sejam suspensos. Nova reunião com a Abamf e ASSTBM foi agendada para o dia 9 de setembro.  

Promoções 

O secretário de Segurança Pública, Airton Michels, disse que as aposentadorias por antiguidade nas três listas que estão represadas devem ser publicadas amanhã, dia 2, no Diário Oficial. Ele acredita que as promoções por merecimento estarão concluídas até o dia 15 de setembro. “Estamos tentando não cometer injustiças. Existem 5,6 mil policiais que podem ser promovidos por merecimento”. 

Aposentadoria 

O governo ainda não tem resposta para os policiais que se aposentaram entre 2004 e julho de 2006. Eles não tiveram atos de aposentadoria revisados nos termos do decreto 48.136/11. A secretária de Administração, Stella Farias, disse estar trabalhando no assunto juntamente com a Casa Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário