quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ajude a divulgar a falta de policiais na Polícia Civil do RS


SINPOL/RS Qua, 24 de Agosto de 2011 13:01

Quando um cidadão entra em uma delegacia trás um problema que para ele é o mais importante do mundo, e quer uma solução imediata. O cidadão não tem a real dimensão da falta de policiais nas delegacias, motivo pelo qual a grande maioria não consegue atender sequer 10% da demanda. Por isso, é importante o aproveitamento de todos os aprovados nos últimos concursos públicos para inspetor, escrivão e delegados de polícia.




É necessário que divulguemos para a sociedade o real tamanho do problema, e de quem é a responsabilidade. Com esse objetivo o Sinpol-RS criou um cartaz “Informativo”. Ele está disponível em PDF no linck deste site sob o título “Divulgue a falta de policiais na PC”. Clique no linck, imprima e preencha com os dados referentes ao de sua delegacia nos campos apropriados. O arquivo abre em qualquer computador de delegacia, e está configurado para imprimir em papel A4. Se possível, imprima em impressora colorida, pois assim o banner terá mais visibilidade. Se não for possível, imprima em preto e branco mesmo. Os campos a preencher estão com fundo branco e são os seguintes:

- Esta Delegacia

Especifique qual é a delegacia. Ex.: ”2ª DP de Porto Triste” ou, “DP de Campo Novo”, ou ainda “DPPA de Barranquilla”. A especificação da delegacia é importante para dimensionar a população na circunscrição. Em uma cidade com uma única delegacia é a população total, em cidades com mais de uma delegacia é a área que cada uma delas atende, e no caso de uma DPPA será a soma da população das áreas atendidas (bairros ou cidades).

- Nº de habitantes na circunscrição desta delegacia;

Preencha com o número aproximado de pessoas na circunscrição de atuação da delegacia. População por município pode ser obtida no sítio http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1. Em cidades que possuem mais de uma delegacia, deve haver na prefeitura estimativa de população nos bairros de circunscrição da DP. No caso de DPPA’s, somar as cidades ou bairros atendidos.

- Nº de policiais necessários nesta delegacia;

Aqui preencha com o número que seria o ideal para atendimento da demanda da delegacia. Converse com os demais colegas de forma a encontrar um número que seja consenso.

- Nº de policiais em exercício nesta delegacia;

Preencha com o número de policiais que efetivamente trabalham na delegacia.

Imprima o número de banners necessário para colocá-los em todos os locais onde há trânsito de pessoas, como murais de plantão, salas de espera, secretaria, cartórios, investigação,...

Sempre que indagado por um cidadão pela solução do problema dele, explique as dificuldades em função da falta de efetivo em relação à demanda e mostre os dados do banner. Enfatize que todos os policiais trabalham com sobre carga de tarefas, e que o descaso do governo estadual tanto com a sociedade quanto com a polícia civil é o que impede que possamos atendê-lo em suas necessidades como seria de se esperar.

No caso de entrevistas para televisão, procure se posicionar em frente ao banner, de forma que ele possa ser visto na filmagem.

Essa é uma iniciativa do Sindicato, portanto não pode gerar retaliações pessoais. Caso alguém indague quem colocou os banner’s com intuito de reprovação, afirme que foram representantes do Sinpol-RS. Se os banner’s forem retirados, imprima novos e recoloque-os, sempre imputando ao sindicato a “culpa” pela colocação dos mesmos.

Precisamos creditar a conta da incapacidade de operacionalização da PC a quem de direito. O governo Estadual, e não nós, policiais, a quem não resta alternativa a não ser trabalhar com os recursos disponíveis.

Para abrir o Cartaz Informativo clic aqui e depois imprima. Coloque o cartaz em local de fácil acesso para a leitura do cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário