Governo adia chamamento dos aprovados no Concurso
Publicada em 29/07/2011.
Diante da inércia do governo do Rio Grande do Sul em autorizar o chamamento dos aprovados para cursar o Curso de Formação na Acadepol, foi criado o Movimento dos aprovados no concurso da Polícia Civil do RS, com o objetivo de solicitar ao governo que chame todos os aprovados (os que estão dentro das 500 vagas e os excedentes, que são em torno de 300), tendo em vista alguns fatores que poderão prejudicar o andamento das atividades policiais no RS.
O atual concurso realizado para escrivão e inspetor de Polícia já tem a autorização do governo do Estado para iniciar o curso de formação no mês de janeiro de 2012. "O concurso está com todas as fases concluídas e estamos aguardando a convocação para o curso de formação. Ocorre que o governo quer protelar a convocação para o mês de janeiro de 2012, ou seja, mais seis meses de espera, sendo que o Curso de Formação demora em média 5 meses e nós, futuros policiais só entraríamos em exercício no final do primeiro semestre de 2012" afirma Karen Micheletto Rodrigues, de 22 anos, residente em Ibirapuitã, uma das candidatas aprovadas no último concurso.
Jerônimo Sarmento Vaz, também aprovado no concurso não vê a hora de fazer o curso de formação. "Prestei concurso para a PC/RS, para os cargos de escrivão e inspetor. Estou classificado, dentro das vagas do edital, para ambos. Porém, já houve sinalização, pelo governo, de que este curso só sairá em 2012."
O referido concurso, se encontra com os resultados finais homologados, ou seja, os candidatos só estão aguardando o início do curso de formação, que foi aberto com apenas 500 vagas iniciais, sendo 250 para o cargo de escrivão e 250 para o cargo de inspetor. "A partir da formação destes policiais teremos como amenizar um pouco esta situação que estamos enfrentando", acrescenta o chefe de Polícia do Rio Grande do Sul Ranolfo Vieira Junior.
O concurso público vigente de 2011, destinado a preencher as vagas dos cargos de Escrivão de Polícia e inspetor de Polícia no Estado do Rio Grande do Sul, aberto através do edital n.º 55/2010, no mês de julho de 2010, teve inicialmente em torno de 6, 5 mil candidatos inscritos no certame. Atualmente, entre eliminados e desistentes, restam cerca de 1.071 aprovados, sendo 505 para o cargo de escrivão e 566 para o cargo de inspetor. Destes, 208 candidatos estão aprovados em ambos os cargos, os quais devem optar por um dos cargos no momento da matrícula no curso de formação da Academia de Polícia Civil (Acadepol), pois foi possível concorrer aos dois cargos.
"Candidatos que lograram aprovação nos dois concursos, para Escrivão de Polícia e Inspetor de Polícia, no momento que forem chamados a cursar a academia de policia deverão optar ou por um ou uma ou outra carreira, pois é de conhecimento de todos que não se pode exercer dois cargos públicos, ao mesmo momento", afirma Ranolfo.
Segundo o chefe de Polícia, estes aprovados deverão assumir seus devidos cargos e ser preparados para a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo de 2014 em nosso país. Ele informa ainda que esses preparativos serão na mesma linha das operações de verão, realizadas pela polícia no litoral gaúcho todos os anos. "Nós temos um gabinete que cuida somente destas questões, grandes eventos. E com isso ajudará na organização e na capacitação de línguas, atendimento ao público, etc..." complementa Ranolfo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário