quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ajude a divulgar a falta de policiais na Polícia Civil do RS


SINPOL/RS Qua, 24 de Agosto de 2011 13:01

Quando um cidadão entra em uma delegacia trás um problema que para ele é o mais importante do mundo, e quer uma solução imediata. O cidadão não tem a real dimensão da falta de policiais nas delegacias, motivo pelo qual a grande maioria não consegue atender sequer 10% da demanda. Por isso, é importante o aproveitamento de todos os aprovados nos últimos concursos públicos para inspetor, escrivão e delegados de polícia.




É necessário que divulguemos para a sociedade o real tamanho do problema, e de quem é a responsabilidade. Com esse objetivo o Sinpol-RS criou um cartaz “Informativo”. Ele está disponível em PDF no linck deste site sob o título “Divulgue a falta de policiais na PC”. Clique no linck, imprima e preencha com os dados referentes ao de sua delegacia nos campos apropriados. O arquivo abre em qualquer computador de delegacia, e está configurado para imprimir em papel A4. Se possível, imprima em impressora colorida, pois assim o banner terá mais visibilidade. Se não for possível, imprima em preto e branco mesmo. Os campos a preencher estão com fundo branco e são os seguintes:

- Esta Delegacia

Especifique qual é a delegacia. Ex.: ”2ª DP de Porto Triste” ou, “DP de Campo Novo”, ou ainda “DPPA de Barranquilla”. A especificação da delegacia é importante para dimensionar a população na circunscrição. Em uma cidade com uma única delegacia é a população total, em cidades com mais de uma delegacia é a área que cada uma delas atende, e no caso de uma DPPA será a soma da população das áreas atendidas (bairros ou cidades).

- Nº de habitantes na circunscrição desta delegacia;

Preencha com o número aproximado de pessoas na circunscrição de atuação da delegacia. População por município pode ser obtida no sítio http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1. Em cidades que possuem mais de uma delegacia, deve haver na prefeitura estimativa de população nos bairros de circunscrição da DP. No caso de DPPA’s, somar as cidades ou bairros atendidos.

- Nº de policiais necessários nesta delegacia;

Aqui preencha com o número que seria o ideal para atendimento da demanda da delegacia. Converse com os demais colegas de forma a encontrar um número que seja consenso.

- Nº de policiais em exercício nesta delegacia;

Preencha com o número de policiais que efetivamente trabalham na delegacia.

Imprima o número de banners necessário para colocá-los em todos os locais onde há trânsito de pessoas, como murais de plantão, salas de espera, secretaria, cartórios, investigação,...

Sempre que indagado por um cidadão pela solução do problema dele, explique as dificuldades em função da falta de efetivo em relação à demanda e mostre os dados do banner. Enfatize que todos os policiais trabalham com sobre carga de tarefas, e que o descaso do governo estadual tanto com a sociedade quanto com a polícia civil é o que impede que possamos atendê-lo em suas necessidades como seria de se esperar.

No caso de entrevistas para televisão, procure se posicionar em frente ao banner, de forma que ele possa ser visto na filmagem.

Essa é uma iniciativa do Sindicato, portanto não pode gerar retaliações pessoais. Caso alguém indague quem colocou os banner’s com intuito de reprovação, afirme que foram representantes do Sinpol-RS. Se os banner’s forem retirados, imprima novos e recoloque-os, sempre imputando ao sindicato a “culpa” pela colocação dos mesmos.

Precisamos creditar a conta da incapacidade de operacionalização da PC a quem de direito. O governo Estadual, e não nós, policiais, a quem não resta alternativa a não ser trabalhar com os recursos disponíveis.

Para abrir o Cartaz Informativo clic aqui e depois imprima. Coloque o cartaz em local de fácil acesso para a leitura do cidadão.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Aprovados protestam com campanha de doação de sangue


Dia 22 de Agosto de 2011.

Aprovados protestam com campanha de doação de sangue

Um grupo de candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil realizou, na manhã de sábado, dia 20 de agosto, campanha de doação de sangue e de cadastro como potenciais doadores para o Banco de Medula Óssea da Santa Casa de Porto Alegre. 

Diretores da Ugeirm apoiaram a iniciativa, que também teve como objetivo chamar a atenção da sociedade para a demora do governo em finalizar o concurso e nomear todos os aprovados.

O presidente do sindicato, Isaac Ortiz, lembra que o déficit de efetivo da Polícia Civil é grande e critica a previsão do governo em só começar o curso da Academia de Polícia Civil em janeiro de 2012. Segundo ele, a convocação para início das aulas deveria acontecer em curtíssimo prazo.

Ortiz lembra ainda que o processo seletivo de novos policiais é lento e custoso. Existem, no edital do concurso, apenas 250 vagas para inspetores e 250 vagas para escrivães. "Temos cerca de 800 aprovados que passaram em todas as etapas já realizadas do concurso até agora. Não faz sentido não aproveitá-los imediatamente, pois a nossa defasagem de pessoal continuará grande. Convocar todos é racional para o Estado do ponto de vista econômico e é bom para a sociedade", finaliza.







sábado, 20 de agosto de 2011

Aprovados em concurso protestam com doação de sangue


Aprovados em concurso protestam com doação de sangue

Futuros inspetores e escrivãos da Polícia Civil criticam demora para começar curso preparatório



Dezenas de aprovados no último concurso público para a Polícia Civil realizaram, na manhã deste sábado, um protesto diferente: eles lotaram o Banco de Sangue do Complexo Hospitalar da Santa Casa para fazer doações de sangue e cadastro como doadores de medula óssea. Apesar de terem feito os exames psicológicos e testes físicos, eles ainda não começaram o curso na Academia de Polícia Civil.

“Essa é uma manifestação pacífica, mas de alerta”, afirmou Valquíria Wendt, que auxiliou na coordenação do movimento. Ela lembrou que é importante que o grupo ingresse na Academia porque muito deixarem os seus empregos e estão aguardando apenas o chamado.

Até agora, a previsão indicada pelo governo do Estado é de que o curso deva começar apenas em janeiro de 2012. Segundo o grupo, esse tempo é muito longo, uma vez que o curso dura em média cinco meses e a defasagem de profissionais cresce a cada dia. Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia no RS (Ugeirm), Fábio Castro, a reposição de pessoal é uma das prioridades que vem sendo tratadas junto com o governo. Até o final deste mês, representantes do sindicato terão um encontro com representantes do governo para tratar do assunto.

Aguardando a chamada, Jefferson Oliveira, de 36 anos, foi um dos aprovados que participou da doação de sangue. Natural de Porto Alegre, ele contou que o processo de seleção é muito longo e que o governo não deveria prolongar esse período. “Com o novo processo de aposentadoria especial, a previsão é de que a defasagem irá crescer muito nos próximos quatro meses, sendo que, enquanto isso, estamos apenas esperando pela liberação do governo”, disse.
O grupo integra os aprovados no concurso realizado no final do ano passado. Na época, a seleção previa o preenchimento de 250 vagas para inspetores e 250 para escrivão. No início deste ano, eles fizeram as provas físicas e exames psicológicos, sendo necessário apenas o curso na Academia para começarem a trabalhar. O grupo, com o apoio do sindicato da categoria, espera ainda que todos os aprovados no concurso, cerca de 800, sejam convocados. “O efetivo atual é similar ao do final da década de 70, enquanto que a população cresceu muito. Isso precisa ser alterado”, destacou Fábio Castro, do Ugeirm.

sábado, 13 de agosto de 2011

Ação do Movimento URGENTE!!!!!!


GALERA APROVADA NO CONCURSO DA PC RS 2010

 Agendamos a doação de sangue e material para o banco de medula para o dia 20/08, pela manhã, na Santa Casa, Rua Independência, 75, Porto Alegre. Horário de encontro 08:00.

Pedimos para que todos participem, mesmo aqueles que não podem doar. 


Estes podem convidar alguém um amigo que possa doar. 


Precisamos reunir o maior número de pessoas possível, só assim conseguiremos dar força para nossa manifestação.

Agradeço a atenção de todos e fico no aguardo! 
Favor responder quanto a participação no evento.

É muito importante a participação de todos!!


Favor confirmar presença!!!!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Banho Maria, O Sul


Banho-maria
Os aprovados no concurso para o preenchimento de 500 vagas na Polícia Civil (metade para inspetores e metade para escrivães) ainda não têm ideia de quando será iniciado o curso de formação na Academia de Polícia. Esses concursos são divulgados festivamente pelos governos dando a impressão para a sociedade do real aumento de efetivo. Depois, tudo fica em banho-maria.


Porto Alegre, Sexta-feira, 12 de Agosto de 2011.


O SUL

domingo, 7 de agosto de 2011

Ação do Movimento URGENTE!!!!!!


GALERA APROVADA NO CONCURSO DA PC RS 2010

 Agendamos a doação de sangue e material para o banco de medula para o dia 20/08, pela manhã, na Santa Casa, Rua Independência, 75, Porto Alegre. Horário de encontro 08:00.

Pedimos para que todos participem, mesmo aqueles que não podem doar. 


Estes podem convidar alguém um amigo que possa doar. 


Precisamos reunir o maior número de pessoas possível, só assim conseguiremos dar força para nossa manifestação.

Agradeço a atenção de todos e fico no aguardo! 
Favor responder quanto a participação no evento.

É muito importante a participação de todos!!


Favor confirmar presença!!!!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Nada trará o colega de volta, mas a justiça precisa ser feita!

Dupla suspeita de matar Tenente-Coronel é presa em Eldorado do Sul

Policiais da 9ª Delegacia de Polícia, com apoio da Delegacia de Polícia de Eldorado do Sul e da Brigada Militar, prenderam, nessa terça-feira (02/08), dois suspeitos da morte do tenente-coronel da Brigada Militar, Danilo Rozo, de 48 anos, em 30/06. A dupla foi presa em Eldorado do Sul.

Segundo a polícia, os suspeitos foram identificados na filmagem da câmera de segurança de uma agência bancária onde ocorreu uma tentativa de assalto pelos detidos, na Capital. O tenente estava no local e evitou o assalto, baleando dois homens já presos, mas foi atingido pelos criminosos. 
A dupla foi encaminhada ao sistema prisional.          Site da PC RS



segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Movimento dos Aprovados na TV










28/07/2011
Comando da Cidade

Segurança Pública apenas em horário comercial!!!

Assalto em Cidreira!







Jornal de Ijuí - Colegas trabalhando em prol da nossa causa!!!

Governo adia chamamento dos aprovados no Concurso

Publicada em 29/07/2011.
Diante da inércia do governo do Rio Grande do Sul em autorizar o chamamento dos aprovados para cursar o Curso de Formação na Acadepol, foi criado o Movimento dos aprovados no concurso da Polícia Civil do RS, com o objetivo de solicitar ao governo que chame todos os aprovados (os que estão dentro das 500 vagas e os excedentes, que são em torno de 300), tendo em vista alguns fatores que poderão prejudicar o andamento das atividades policiais no RS.
O atual concurso realizado para escrivão e inspetor de Polícia já tem a autorização do governo do Estado para iniciar o curso de formação no mês de janeiro de 2012. "O concurso está com todas as fases concluídas e estamos aguardando a convocação para o curso de formação. Ocorre que o governo quer protelar a convocação para o mês de janeiro de 2012, ou seja, mais seis meses de espera, sendo que o Curso de Formação demora em média 5 meses e nós, futuros policiais só entraríamos em exercício no final do primeiro semestre de 2012" afirma Karen Micheletto Rodrigues, de 22 anos, residente em Ibirapuitã, uma das candidatas aprovadas no último concurso.
Jerônimo Sarmento Vaz, também aprovado no concurso não vê a hora de fazer o curso de formação. "Prestei concurso para a PC/RS, para os cargos de escrivão e inspetor. Estou classificado, dentro das vagas do edital, para ambos. Porém,  já houve sinalização, pelo governo, de que este curso só sairá em 2012." 
O referido concurso, se encontra com os resultados finais homologados, ou seja, os candidatos só estão aguardando o início do curso de formação, que foi aberto com apenas 500 vagas iniciais, sendo 250 para o cargo de escrivão e 250 para o cargo de inspetor. "A partir da formação destes policiais teremos como amenizar um pouco esta situação que estamos enfrentando", acrescenta o chefe de Polícia do Rio Grande do Sul Ranolfo Vieira Junior.
O concurso público vigente de 2011, destinado a preencher as vagas dos cargos de Escrivão de Polícia e inspetor de Polícia no Estado do Rio Grande do Sul, aberto através do edital n.º 55/2010, no mês de julho de 2010, teve inicialmente em torno de 6, 5 mil candidatos inscritos no certame. Atualmente, entre eliminados e desistentes, restam cerca de 1.071 aprovados, sendo 505 para o cargo de escrivão e 566 para o cargo de inspetor. Destes, 208 candidatos estão aprovados em ambos os cargos, os quais devem optar por um dos cargos no momento da matrícula no curso de formação da Academia de Polícia Civil (Acadepol), pois foi possível concorrer aos dois cargos. 
"Candidatos que lograram aprovação nos dois concursos, para Escrivão de Polícia e Inspetor de Polícia, no momento que forem chamados a cursar a academia de policia deverão optar ou por um ou uma ou outra carreira, pois é de conhecimento de todos que não se pode exercer dois cargos públicos, ao mesmo momento", afirma  Ranolfo.
Segundo o chefe de Polícia, estes aprovados deverão assumir seus devidos cargos e ser preparados para a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo de 2014 em nosso país. Ele informa ainda que esses preparativos serão na mesma linha das operações de verão, realizadas pela polícia no litoral gaúcho todos os anos. "Nós temos um gabinete que cuida somente destas questões, grandes eventos. E com isso ajudará na organização e na capacitação de línguas, atendimento ao público, etc..." complementa Ranolfo.